quarta-feira, 27 de junho de 2012

Por que o corpo?



Utilizamos o mínimo de nosso corpo e esquecemos que ele é o alicerce pra toda expressão humana, especialmente a arte. É dele que parte as linguagens, pois ela mesma é uma criação do próprio homem, que tem um corpo. Quando falamos usamos a boca e não só ela, as cordas vocais e vários outros músculos que nem imaginamos estar ligados a boca. Quando dançamos usamos os pés, as mãos, os braços, todas as partes do corpo praticamente. Quando filmamos com uma câmera utilizamos as mãos, a visão, os ouvidos, ou seja, nada dá o perdido no corpo!
É por ele que espalhamos a cultura, expressamos as emoções. A tecnologia parece ter feito o homem ficar preguiçoso, tudo virou uma extensão do corpo e acabamos nos esquecendo dele. Existem diversas maneiras de se expressar pelo corpo e cada grupo social expressa de uma maneira diferente, basta olhar! Os modos de vestir, de andar, gingar, dançar, falar, utilizar o corpo. Uns preferem rabiscar, desenhar no corpo. Outros preferem cobri-lo. Alguns querem pintá-lo. Todos tem corpo, mas cada um tem um modo especial de se relacionar com ele.
Não existimos nesse mundo sem corpo... E vamos combinar, na quebrada o que mais tem é corpo. Muitos corpos! Penso que para o despertar da alma, das ideias é preciso o despertar do corpo e vamos estar em todas as oficinas presentes em corpo, nas filmagens em corpo, tudo em corpo. E o que tem de interessante em despertar o corpo? Podemos descobrir infinitas maneiras de usá-lo e explorar muito mais o mundo a nossa volta.
E então, vamos trazer algumas das imagens da quebrada pro corpo? 










*Imagens do fotografo Pierre Verger.


Nenhum comentário:

Postar um comentário